quarta-feira, 13 de abril de 2011

RELATÓRIO - TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO - Gráficos e Tabelas








Módulo de Matemática
Tutor Lorival
Escola: Centro de Educação “Profª Alanira Benedita de Carvalho Brito”. APAE
Dilna Aparecida Rufino de Queiroz
Inocência - MS


RELATÓRIO
FASCÍCULO 6 - TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO

Basta abrirmos um jornal, uma revista ou assistirmos
                                                                                       à televisão para percebermos que, cada vez mais, a               estatística é incluída ao nosso cotidiano e ao de nossos
                                                                                                         estudantes. Informações de toda
                                                                                      natureza passam rapidamente sob nossos olhos em                                                             forma de gráficos e tabela. Este se tornou um hábito tão
comum no dia a dia de qualquer pessoa.


Edna Alves Neves 
Pedagoga
Pós-graduanda em Psicopedagogia Institucional.


  Iniciamos nosso 7º encontro vendo o vídeo “DESAFIANDO GIGANTES”, que conta uma história de luta, superação e motivação para a vida. Sociabilizamos por alguns minutos sobre o vídeo e questionamentos do mesmo. Conversamos sobre o jogo KALAH, que deverá ser entregue no próximo encontro, onde alguns colegas relataram que estão tendo dificuldades em entender o jogo e confeccioná-lo.

Neste Fascículo estudamos sobre:
·        gráficos e tabelas
·        espaço e forma
·        tratamento.

A combinatória:
Tarefa 1 do livro na pág. 9
1º Passo: organizar as informações;
2º Passo: relacionar sabores;
3º Passo: repetição dos mesmos sabores, descarte e intervenção.

A Probabilidade
Tarefa 2 do livro pág.9
Para que ele ganhe 4, 5,6 as possibilidades são 6, e chances 3.

A Estatística
É a coleta, apresentação, análise e interpretação de dados numéricos.
Dados estatísticos serão projetados em gráficos ou tabelas.
Na estatística estuda-se a População e a Amostra.
A população se dá quando é em número pequeno, o que se aproxima do resultado mais possível para realidade, já a amostra se faz quando se quer saber, por exemplo, qual a preferência eleitoral de uma cidade, estado ou país.
 Elementos importantes em uma tabela:
Cabeçalho, corpo, rodapé.
As tabelas são classificadas como: série cronológica, temporal, evolutiva ou histórica;
Série geográfica ou de localização; série específica e de distribuição de freqüência.
Os gráficos é a maneira mais exata e objetiva para o entendimento das estatísticas propostas para o leitor. Os gráficos de barras; gráficos de segmentos e gráficos de setores, qualquer um destes gráficos mostra visualmente para o leitor o resultado de maneira clara.


A Estatística reúne os dados coletados em tabelas, divulgando os resultados pesquisacionais na forma de gráficos, que traduzem de forma clara e objetiva os resultados obtidos. Um ótimo material a ser trabalhado nas aulas é o uso de jornais e revistas, que sempre possuem em suas matérias e artigos diferentes modelos de tabelas e gráficos.
É muito importante a forma construtiva de uma tabela, os alunos precisam aprender a organizar os dados coletados em linha e colunas. A construção inicial deve ser manual, os desenhos devem ser feitos no próprio caderno no sentido de registro permanente. Nesse momento fica a critério do professor interdisciplinarizar a Matemática com a Informática, pois as tabelas poderão ser construídas em alguns editores de planilhas, como o Excel e o Calc, que também constroem gráficos.

A identificação de gráficos e construção dos mesmos baseados nos tipos de informações que serão passadas é de extrema importância na finalização dessa parte informativa e estrutural da Estatística. Os modelos de gráficos a serem construídos e que se destacam como os mais usuais pelos meios de comunicação são os seguintes: gráfico de barras, setores ou pizza, colunas e linha ou segmentos. 


Por Marcos Noé
Graduado em Matemática
Equipe Brasil Escola


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